terça-feira, 25 de novembro de 2014

Filetes

A Melanésia leva filetes de epoxi em todas as longitudinais. E o que complica é que os filetes são de diversos tamanhos. Demorei um pouco, mas aos poucos fui pegando o jeito.

Olha o tamanho da espatula...


fotos antes de lixar


Aumentei o skeg, esse skeg não tem no projeto, é copia do hitia 14

Já começei a modelar o casco



quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A Mágica Wharram

 No período que estive construindo o Tiki 30 TikiRio, em diversos momentos a mágica wharram se manifestava. Coisas que não entendiamos, mas seguiamos o plano, e o resultado aparecia, com as peças se encaixando naturalmente. Esta canoa ela é feita sem nenhuma antepara e somente duas pequenas hastilhas que dão a inclinação do fundo, o resto é stich and glue, ou seja corte, costure e cole. O corte foi feito a muito tempo atras e as peças estavam guardadas (jogadas) na casa de minha mãe. A costura foi finalizada hoje. E só tem colado o pequeno verdugo e as hastilhas, mais nada, mas após o termino da fase costure, o barco já se mostra em todas as suas linhas. Essa é a mágica Wharram.








terça-feira, 4 de novembro de 2014

Costure e cole

O Metodo sitch and glue, costure e cole, é bem facil de montar um barco, mas deve ser cudados para furar tudo certinho antes e ter paciência pois demora. Estou na fase do costure e levei a manhã inteira para costurar o fundo nos costados.

Este compensado de pinho canadense é muito bonito

tá começando a parecer um barco



A proa e popa esperando para costurar
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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A Melanésia

Os melanésios têm construido canoas por milhares de anos. O projeto de 16 pés, Wharram, MELANÉSIA é muito simples e econômico para construir. Uma outrigger canoa, com base nas canoas originais do Pacífico. O principal casco da canoa é construído a partir de apenas duas folhas de madeira compensada, costurados e colados com epóxi e fita de vidro. Ela é dirigida com um remo, e usa uma vela tradicional  "crabclaw '. Existem duas versões para a ama (flutuador). Na versão a remo usa-se duas travessas e uma ama mais curta e curva. Na versão vela são tres travessas e a ama é maior e mais plana. Ainda não decidi qual vai ser essa.


Os compensados já estavam cortados desde a época do tikirio


As emendas

as bordas do compensado são chanfradas para melhor encaixe

A mesa de bagunça do Roger, com as rodas de proa e de popa

os reforços de apoio das travessas colados em sanduiche de 2x6mm, colei os seis de uma vez

o detalhe do shape das rodas de proa e popa

fio chumbo descascado dá uns bons stikers para costurar

Costurando

falta colar as duas pequenas hastilhas



versão a remo

Versão a vela